Acessibilidade / Reportar erro

Controle postural na Doença de Parkinson Como citar este artigo: Fukunaga JY, Quitschal RM, Doná F, Ferraz HB, Ganança MM, Caovilla HH. Postural control in Parkinson's disease. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:508-14.

Introdução:

A instabilidade postural é um dos principais problemas na doença de Parkinson.

Objetivo:

Avaliar o controle postural na doença de Parkinson.

Método:

Um grupo de 30 pacientes com doença de Parkinson foi comparado com um grupo controle à posturografia estática do Tetrax Interactive Balance System (Tetrax™).

Resultados:

Em diferentes condições sensoriais, houve diferenças significantes entre os dois grupos, tendo sido encontrados nos parkinsonianos valores maiores do índice de distribuição de peso, do índice de risco de queda e da faixa de frequência F2-4 e valores menores da sincronização da oscilação postural direito-esquerda e dedos/calcanhares.

Conclusão:

O comprometimento do controle postural em pacientes com doença de Parkinson é caracterizado por alterações na distribuição de peso, na sincronização da oscilação postural direita/esquerda e dedos/calcanhares, nas faixas de frequência de oscilação postural e no índice de risco de queda à posturografia do Tetrax™.

Doença de Parkinson; Equilíbrio postural; Testes de função vestibular


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br