Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da musicoterapia em pacientes submetidos a rinosseptoplastia sob anestesia geral

Resumo

Introdução

A música tem sido usada há vários anos como um método de relaxamento para reduzir o estresse e a ansiedade. É um método de tratamento não farmacológico, seguro, barato e prático, amplamente usado em todo o mundo.

Objetivo

Avaliar o efeito da musicoterapia no despertar intraoperatório, na satisfação do paciente, na dor ao despertar e na qualidade de vigília em pacientes submetidos à rinosseptoplastia eletiva sob anestesia geral.

Método

Estudo prospectivo, randomizado e controlado feito com 120 pacientes submetidos a rinosseptoplastia em 2 meses. Os pacientes foram selecionados aleatoriamente e divididos em dois grupos: musicoterapia (música durante a cirurgia) e controle (sem música durante a cirurgia). Todos os pacientes foram submetidos a anestesia geral padrão. Pacientes entre 18 e 70 anos que seriam submetidos a cirurgia planejada sob anestesia geral foram incluídos. Pacientes submetidos a cirurgia de emergência, apresentavam deficiência auditiva ou cognitiva foram excluídos do estudo.

Resultados

Foram incluídos no estudo 120 pacientes, divididos nos dois grupos. Não houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos em relação às características demográficas, anestesia e duração da cirurgia (p > 0,05). No grupo musicoterapia, os escores de agitação da sedação foram menores do que no grupo controle no período pós-operatório (3,76 ± 1,64 vs. 5,11 ± 2,13; p < 0,001). Além disso, nos pacientes do grupo musicoterapia, o nível de dor (2,73 ± 1,28 vs. 3,61 ± 1,40) foi menor (p < 0,001) e a necessidade de analgésicos foi menor no pós-operatório.

Conclusão

A musicoterapia, uma intervenção não farmacológica, é um método eficaz, sem efeitos colaterais, que leva a efeitos positivos no despertar, nos parâmetros hemodinâmicos e nas necessidades analgésicas no pós-operatório, além de reduzir a ansiedade por estresse, a dor e a chance de despertar durante a cirurgia.

Palavras-chave
Terapia musical; Anestesia geral; Dor; Recuperação pós-operatória

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br