Acessibilidade / Reportar erro

Valor prognóstico dos marcadores de inflamação periférica pré-operatórios em pacientes com carcinoma espinocelular do meato acústico externo Como citar este artigo: Li F, Shi X, Dai C. Prognostic value of pre-operative peripheral inflammation markers in patients with squamous cell carcinoma of the external auditory canal. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:161-7.

Resumo

Introdução:

O carcinoma espinocelular do meato acústico externo é uma doença rara. Estudos anteriores sugeriram preditores de recorrência do tumor. Entretanto, a maioria dos fatores prognósticos se originou do aspecto clínico-patológico.

Objetivo:

Analisar a correlação entre marcadores inflamatórios periféricos pré-operatórios e os desfechos de sobrevida e identificar biomarcadores prognósticos para pacientes com carcinoma espinocelular do meato acústico externo.

Método:

Analisamos retrospectivamente pacientes com diagnóstico de carcinoma espinocelular do meato acústico externo submetidos à cirurgia em nosso instituto. Os marcadores inflamatórios circulantes pré-operatórios, como as contagens de neutrófilos, linfócitos, plaquetas e monócitos, foram medidos e as suas relações calculadas, inclusive as relações neutrófilos/linfócitos, plaquetas/linfócitos e linfócitos/monócitos. O valor prognóstico dos parâmetros hematológicos medidos em relação aos desfechos de sobrevida também foi avaliado.

Resultados:

Foram incluídos 83 pacientes, entre os quais 26 apresentaram recorrência tumoral e 57 não apresentaram. A contagem de neutrófilos e a relação neutrófilo/linfócito estavam intimamente associadas ao estágio do tumor. Nos pacientes com recorrência, a contagem de neutrófilos, a relação neutrófilos/linfócitos e a relação plaquetas/linfócitos eram elevadas (p < 0,0001, p > 0,0001 e p = 0,001), enquanto a contagem de linfócitos e a relação linfócitos/monócitos estavam diminuídas (p = 0,012 ep = 0,016, respectivamente). A análise da curva, Receiver Operating Characteristic, indicou que a relação neutrófilos/linfócitos pré-operatória era um potencial marcador prognóstico para a recorrência de carcinoma espinocelular do meato acústico externo (Área sob a curva = 0,816) e o ponto de corte foi de 2,325.

Conclusão:

A contagem pré-operatória de neutrófilos e linfócitos, as relações neutrófilos/linfócitos, plaquetas/linfócitos e linfócitos/monócitos estão significativamente correlacionadas com a recorrência do tumor em pacientes com carcinoma espinocelular do meato acústico externo. Além disso, a relação neutrófilos/linfócitos pode ser um fator prognóstico desfavorável dessa doença.

Palavras-chave
Orelha; Câncer; Linfócito; Neutrófilo; Fatores prognósticos

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br