Acessibilidade / Reportar erro

Comparação da área da faringe na vigília e durante o sono induzido em pacientes com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

O estudo da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) tem merecido atenção crescente nos últimos anos, uma vez que vários aspectos não foram ainda suficientemente esclarecidos. OBJETIVO: Avaliar, com o uso da Ressonância Magnética (RM), as modificações da área da faringe durante vigília e sono induzido em pacientes portadores de SAOS. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo prospectivo de 32 pacientes com diagnóstico polissonográfico de SAOS. Todos foram submetidos à aquisição das Imagens por RM, com sequências sagitais de alta definição anatômica, realizadas inicialmente com o paciente em vigília e durante o sono induzido por Propofol. Uma área foi definida no plano sagital na linha média da faringe. Essa região passou a ser denominada como área do plano mediano da faringe (PMF). RESULTADOS: As medidas (mm²) da área do PMF de cada paciente, na vigília e durante o sono induzido, apresentaram diferença estatisticamente significante p< 0,000001. CONCLUSÕES: Os pacientes portadores de SAOS sofrem uma significativa redução de 75,5% da área da faringe durante o sono induzido quando comparado à vigília.

apnéia do sono tipo obstrutiva; faringe; imagem por ressonância magnética


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br