Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia e segurança de múltiplas sessões de estimulação transcraniana por ruído aleatório multissítio no tratamento do zumbido crônico Como citar este artigo: Mohsen S, Pourbakht A, Farhadi M, Mahmoudian S. The efficacy and safety of multiple sessions of multisite transcranial random noise stimulation in treating chronic tinnitus. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:628-35.

Resumo

Introdução:

Tem sido relatado que a estimulação transcraniana por ruído aleatório é um tipo mais eficaz e seguro de técnica de estimulação elétrica no alívio dos sintomas do zumbido. O protocolo multissítio da estimulação transcraniana por ruído aleatório mostrou efeitos favoráveis adicionais.

Objetivo:

Discutir o papel da aplicação de oito sessões de estimulação transcraniana por ruído aleatório multissítio na diminuição da intensidade (loudness) do som e incômodo (annoyance) do zumbido sem causar efeitos adversos adicionais.

Método:

Vinte e nove indivíduos com zumbido crônico (oito do sexo feminino), com média de 45,34 ± 9,57 anos, receberam estimulação transcraniana por ruído aleatório no protocolo multissítio, 10 minutos de estimulação transcraniana por ruído aleatório-auditivo aplicado no T3, T4 precedido por 10 min de estimulação transcraniana por ruído aleatório pré-frontal aplicado sobre F4, FP1. No primeiro grupo, apenas uma sessão foi aplicada e o grupo de múltiplas sessões recebeu oito sessões. Os escores da escala visual analógica para a intensidade do som (loudness) e incômodo (annoyance) do zumbido foram registrados antes e imediatamente após o tratamento. O teste Anova multivariada para medidas repetidas foi utilizado e a mudança mínima detectável foi calculada.

Resultados:

Houve uma redução estatisticamente e clinicamente significante na intensidade e incômodo do zumbido em ambos os grupos (p < 0,05; tamanho do efeito (η2) > 0,8), embora o nível de supressão do incômodo no grupo de sessões múltiplas tenha sido significantemente maior do que no grupo de sessão única. Os pacientes do grupo estimulação transcraniana por ruído aleatório com múltiplas sessões relataram uma melhoria no sono e menores escores no tinnitus handicap inventory, sem experimentar quaisquer efeitos adversos adicionais da intervenção.

Conclusão:

Os resultados deste estudo mostraram uma melhora substancial nos sintomas do zumbido utilizando múltiplas sessões de estimulação transcraniana por ruído aleatório no protocolo multissítio sem produzir quaisquer efeitos colaterais adicionais. Sugerimos que novos ensaios clínicos com seguimento de longo prazo sejam realizados.

PALAVRAS-CHAVE
Zumbido; Estimulação elétrica; Estimulação transcraniana por ruído aleatório; Múltiplas sessões; Segurança

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br