Acessibilidade / Reportar erro

Valor prognóstico de parâmetros de PET/TC com 18F-FDG e variáveis histopatológicas em câncer de cabeça e pescoço Como citar este artigo: Aslan H, Cekin G, Pinar E, Yazir M, Imre A, Songu M, et al. Prognostic value of 18F-FDG PET/CT parameters and histopathologic variables in head and neck cancer. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:452-6.

Resumo

Introdução

Os parâmetros da tomografia por emissão de pósitrons/tomografia computadorizada com 18F-fluordesoxiglicose, como os máximos valores de captação padronizados, o volume metabólico tumoral padrão e a glicólise total da lesão são importantes biomarcadores prognósticos de câncer.

Objetivo

Investigar o valor prognóstico desses parâmetros em pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

Método

Fizemos um estudo retrospectivo que incluiu 47 pacientes com câncer de cabeça e pescoço e que foram submetidos à tomografia por emissão de pósitrons/tomografia computadorizada com 18F-fluordesoxiglicose antes do tratamento. Volume metabólico tumoral, glicólise total da lesão e valores de captação padronizados foram aferidos em cada paciente. O valor prognóstico de parâmetros quantitativos da tomografia por emissão de pósitrons/tomografia computadorizada com 18F-fluordesoxiglicose e das variáveis clínico-patológicas sobre a sobrevida livre de doença e a sobrevida geral foi analisado.

Resultados

A média (intervalo) de volume metabólico tumoral e glicólise total da lesão e valores de captação padronizados foram 7,63 cm3 (0,6-34,3), 68,9 g (2,58-524,5) e 13,89 g/mL (4,89-33,03), respectivamente. Metástase nos nódulos linfáticos e diferenciação tumoral foram variáveis significativas de sobrevida livre de doença e sobrevida geral; contudo, nenhum parâmetro da tomografia por emissão de pósitrons/tomografia computadorizada com 18F-fluordesoxiglicose estava associado a sobrevida livre de doença e sobrevida geral.

Conclusão

As quantidades dos parâmetros da tomografia por emissão de pósitrons pré-tratamento não previram a sobrevida em câncer de cabeça e pescoço.

Palavras-chave
Câncer de cabeça e pescoço; PET/TC com 18F-FDG; Prognóstico; Parâmetros metabólicos

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br