Acessibilidade / Reportar erro

Glicosaminoglicanos sulfatados na lâmina própria de prega vocal humana Como citar este artigo: Park SW, Korn GP, Kobayashi EY, Martins JR, De Biase NG. Sulfated glycosaminoglycans in human vocal fold lamina propria. Braz J Otorhinolaryngol. 2017;83:426-31.

Resumo

Introdução:

A distribuição, concentração e função dos glicosaminoglicanos nos diversos tecidos da prega vocal ainda não está esclarecida.

Objetivo:

Avaliar a distribuição e concentração dos glicosaminoglicanos sulfatados nas diferentes camadas da prega vocal humana de acordo com o sexo e a idade.

Método:

Foram usadas 11 pregas vocais obtidas de cadáveres (sete homens e quatro mulheres) sem lesão de laringe, com menos de 12 horas de óbito e entre 35 e 98 anos. As pregas foram submetidas à extração de glicosaminoglicanos da cobertura e ligamento e leitura pós-eletroforese. Os dados foram comparados segundo camada, idade e sexo.

Resultados:

A concentração de dermatan sulfato foi significativamente maior em todas as camadas. Não foram observadas diferenças nas concentrações totais de glicosaminoglicanos nas camadas estudadas quanto ao gênero. É significantemente menor em indivíduos abaixo de 60 anos na cobertura.

Conclusão:

Dermatam sulfato, condroitim sulfato e heparam sulfato foram observados na cobertura e no ligamento de pregas vocais humanas, de ambos os sexos, sendo a concentração de dermatam sulfato foi significativamente maior em todas as camadas. A concentração de glicosaminoglicanos na cobertura é significativamente menor em indivíduos abaixo de 60 anos em comparação com idosos.

PALAVRAS-CHAVE
Laringe; Glicosaminoglicanas; Pregas vocais

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br