Acessibilidade / Reportar erro

Existe um lado melhor para implantes cocleares em pacientes pós-linguais? Como citar este artigo: Amaral MS, Damico TA, Gonçales AS, Reis AC, Isaac ML, Massuda ET, et al. Is there a best side for cochlear implants in post-lingual patients?. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:560-65.

Resumo

Introdução:

O implante coclear é uma prótese sensorial capaz de restaurar a audição em pacientes com perda auditiva neurossensorial bilateral severa ou profunda.

Objetivo:

Avaliar se há um melhor lado para o implante coclear em pacientes pós-linguais.

Método:

Estudo longitudinal retrospectivo; incluiu 40 indivíduos, de ambos os sexos, média de 47 anos, com perda auditiva pós-lingual, usuários de implante coclear unilateral por mais de 12 meses e menos de 24 meses, com perda auditiva assimétrica entre as orelhas (diferença de 10 dBNA, em pelo menos uma das frequências), divididos em dois grupos. O Grupo A foi composto por indivíduos com implante coclear na orelha com melhor audição residual e Grupo B com menor audição residual em relação ao lado contralateral.

Resultados:

Não houve diferença estatística entre o limiar auditivo tonal antes e depois do implante coclear. Uma melhor percepção da fala nos testes pré-implante coclear foi observada no grupo B (20%), mas os resultados finais foram semelhantes em ambos os grupos.

Conclusão:

O implante coclear na orelha com pior audição residual favorece uma audição bimodal, o que possibilitaria a somação binaural, sem comprometer a melhora do limiar audiométrico e a percepção da fala.

PALAVRAS-CHAVE
Implante coclear; Audição; Percepção da fala; Privação de som; Resíduo auditivo

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br