Acessibilidade / Reportar erro

Laringectomia parcial no câncer glótico: complicações e resultados oncológicos

Resumo

Introdução:

A maioria dos pacientes com carcinoma de laringe apresentam tumores na região glótica suscetíveis a diferentes modalidades de tratamento. Alguns autores consideram a laringectomia parcial aberta em desuso enquanto outros ainda a indicam como uma opção viável e custo eficiente.

Objetivos:

Comparar os resultados oncológicos e funcionais de uma série de pacientes submetidos à laringectomia parcial versus radioterapia externa para o tratamento do câncer glótico.

Método:

Estudo tipo coorte histórica com uma série de pacientes com carcinoma glótico submetidos à laringectomia parcial ou radioterapia externa em período de 10 anos.

Resultados:

Foram incluídos 62 pacientes com carcinoma glótico distribuídos em Grupo A: submetido à laringectomia parcial (n = 30) e Grupo B submetido a radioterapia (n = 32) que se mostraram homogêneos na comparação de média de idade de 56,4 vs. 60,4 (p = 0,12) e distribuição em estadios patológicos (p = 0,91). Com relação ao desfecho oncológico, não foram observadas diferenças nas taxas de metástase à distancia, ou segundo primário entre os grupos (p = 1,0) assim como no tempo livre de doença, tempo livre de resgate laríngeo e sobrevida geral em 5 anos. As taxas de complicações severas também foram semelhantes entre os grupos.

Conclusão:

A laringectomia parcial aberta apresentou taxas de complicações e resultados oncológicos semelhante àqueles do tratamento radioterápico para pacientes com carcinomas glóticos e ainda deve ser considera entre as principais opções terapêuticas disponíveis.

PALAVRAS-CHAVE:
CARCINOMA;LARINGE;LARINGECTOMIA;RADIOTERAPIA

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br