Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de doenças da orelha média em nativos chilenos e o impacto do desenvolvimento ao longo de 14 anos Como citar este artigo: Tapia M, Schmidt T. Prevalence of middle ear disease in Chilean natives and the impact of development over 14 years. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:283-9.

Resumo

Introdução

A prevalência de doenças da orelha média e seus fatores de risco já foram objeto de múltiplos estudos. A alta prevalência dessas doenças foi descrita entre os nativos da América do Norte, principalmente a otite média crônica. Tais estudos não foram feitos na América do Sul.

Objetivo

Descrever a prevalência de doenças da orelha média e fatores de risco em crianças de idade escolar, nativos do sul do Chile pertencentes à etnia Mapuche, bem como o impacto de mudanças socioeconômicas e demográficas após 14 anos de desenvolvimento.

Método

Foram feitas duas avaliações otológicas com intervalo de 14 anos em escolares com percentual da população indígena acima de 85%. Dados socioeconômicos e demográficos foram coletados a partir de dados estatísticos oficiais nacionais.

Resultados

Foram examinados 1.067 escolares. Foram encontrados diversos fatores de risco descritos para doença otológica. Foi encontrada uma prevalência geral de 0,19% para perfuração da membrana timpânica, 5,6% para retrações da pars tensa, 1,5% para retração da pars flácida e 11,1% de otite média com efusão. Houve várias melhorias socioeconômicas após 14 anos. A diferença entre a prevalência de sintomas e a presença de otite média com efusão foi estatisticamente significante (p < 0,001).

Conclusões

Apesar da presença de vários fatores de risco para doença da orelha média, a população estudada apresentou baixa prevalência da doença. O fator étnico parece ser protetor.

PALAVRAS-CHAVE
Otite média crônica; Orelha média; Otite média; Nativo; Qualidade de vida

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br