Acessibilidade / Reportar erro

Sutura transeptal - uma alternativa custo-benefício para tamponamento nasal em cirurgia do septo

Resumo

Introdução:

O tamponamento nasal é usado rotineiramente na cirurgia septal para evitar sangramentos no pós-operatório.

Objetivo:

Demonstrar a possibilidade de se realizar uma sutura transeptal como alternativa eficaz e segura ao tamponamento nasal, com melhora na eficiência da intervenção.

Método:

Este é um estudo prospectivo, descritivo e de custo inferencial, compreendendo 92 pacientes. Dois grupos aleatórios foram estudados: um com tamponamento nasal e o outro com sutura transeptal.

Resultado:

No grupo de sutura transeptal, nenhum paciente experimentou sangramento no pós-operatório, tendo sido estatisticamente demonstrada uma significante redução de cefaléia e dor. Ao mesmo tempo, houve melhora na eficiência da intervenção, com economia no custo de material.

Conclusões:

A sutura transeptal é uma alternativa eficaz e segura ao tamponamento nasal clássico. Além do mais, melhora a eficiência da intervenção, economizando no custo de material.

PALAVRAS-CHAVE:
CIRURGIA SEPTAL; TAMPONAMENTO NASAL; SUTURA TRANSEPTAL; EFICIÊNCIA

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br