Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre alergia à proteína do leite de vaca e otite média: uma revisão sistemática Como citar este artigo: Oliveira KA, Esper MT, Oliveira ML, Tofoli MH, Avelino MA. Correlation between cow's milk protein allergy and otitis media: a systematic review. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:802-10.

Destaque

  • A correlação entre alergia à proteína do leite de vaca e o desenvolvimento de otite média tem sido foi investigada nas últimas décadas.

  • A inflamação alérgica na mucosa nasal é sugerida como fator causador de disfunção da tuba auditiva, contribui para quadros de otite média.

  • Os estudos que investigaram a correlação entre alergia à proteína do leite de vaca e otite média apresentam importantes limitações, levam a resultados superestimados e controversos.

  • Não há evidência confiável de que a alergia à proteína do leite de vaca apresente uma relação de causalidade com otite média aguda recorrente e otite média com efusão.

Resumo

Objetivo

Revisar as evidências sobre a correlação entre alergia à proteína do leite de vaca e otite média aguda recorrente e otite média com efusão.

Métodos

As buscas foram feitas nas bases de dados Central, Web of Science, Embase, Medline, Lilacs e na literatura cinzenta.

Resultados

Quatro estudos foram incluídos, identificaram‐se as prevalências: 0,2% de fala atrasada devido a otite média com efusão crônica entre 382 crianças com alergia à proteína do leite de vaca, 10,7% de alergia à proteína do leite de vaca entre 242 crianças submetidas a procedimentos otorrinolaringológicos, 40% de alergia à proteína do leite de vaca entre 25 crianças com otite média com efusão recorrente e maior tendência à otite média em alérgicos à proteína do leite de vaca entre 186 crianças (1,5 + 0,6vs.0,4 + 0,1; p < 0,1).

Conclusão

Se considerarmos as características e variações metodológicas dos estudos identificados, não é possível afirmar a existência de evidência confiável sobre a correlação entre alergia à proteína do leite de vaca e otite média.

Palavras‐chave
Hipersensibilidade a leite; Proteínas do leite; Otite média; Otite média com derrame

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br