Acessibilidade / Reportar erro

Casos de vertigem posicional paroxística benigna que exigem uma série de manobras de reposicionamento Como citar este artigo: Korkmaz M, Korkmaz H. Cases requiring increased number of repositioning maneuvers in benign paroxysmal positional vertigo. Braz J Otorhinolaryngol. 2016;82:452-7.

Resumo

Introdução:

A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é uma síndrome clínica propostamente causada por detritos utriculares desprendidos dentro dos canais semicirculares. Embora a maioria dos pacientes seja tratada com uma ou duas manobras de reposicionamento, alguns pacientes precisam de manobras repetidas para o alívio dos sintomas.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi investigar os fatores associados a pacientes com VPPB que precisam de vários procedimentos de reposicionamento para o tratamento.

Método:

Os dados foram obtidos a partir de prontuários médicos de 153 pacientes diagnosticados com VPPB e tratados. Os pacientes foram tratados com manobras de reposicionamento. Os dados demográficos e fatores, incluindo idade, sexo, tipo de canal, duração dos sintomas, comorbidades e número de manobras de reposicionamento para alívio, foram registrados para análise estatística.

Resultados:

Idade, sexo, tipo de canal e a duração dos sintomas não tiveram impacto sobre o número de manobras. A comorbidade mais comum foi problemas de coluna. Hipertensão foi a única comorbidade significantemente associada ao aumento do número de manobras.

Conclusão:

A presença de hipertensão é um fator de risco para necessidade de manobras repetidas no tratamento da VPPB. Os médicos devem estar cientes do aumento da probabilidade de manobras de reposicionamento repetidas nesse grupo de pacientes. O papel das comorbidades e dos fatores vasculares precisa ser mais bem esclarecido no curso da VPPB.

PALAVRAS-CHAVE:
Vertigem posicional paroxística benigna; Manobra de reposicionamento; Hipertensão; Comorbidade

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br