Open-access Tradução para o português e validação do questionário de controle da rinite Rhinitis Control Assessment Test (RCAT)

Resumo

Introdução:  O Rhinitis Control Assessment Test (RCAT) é um questionário simples e autoaplicável desenvolvido para avaliar o controle da rinite.

Objetivos:  Traduzir para o Português validar o RCAT.

Método:  A tradução do RCAT foi feita por dois tradutores com posterior versão para a Língua Inglesa. O RCAT foi então aplicado de forma transversal a 141 adolescentes com rinite alérgica.

Resultados:  A consistência interna do RCAT foi 0,73. As notas totais do questionário se correlacionaram significantemente com os escores de sintomas nasais e extra-nasais e pico de fluxo inspiratório nasal (r: -0,73, -0,58 e 0,52, respectivamente; p < 0,001) e foram significantemente diferentes quando separadas pela opinião médica sobre o controle da rinite e pela gravidade dos sintomas nasais. Os pontos de corte entre 22 e 24 foram os com maiores áreas sob a curva ROC para definição do controle da rinite. Os escores de sintomas nasais e extra-nasais foram significantemente diferentes quando os pacientes foram separados pelo ponto de corte de 22 (medianas de 4,0 vs. 8,0 e 2,0 vs. 5,0; p < 0,001).

Conclusões:  A versão em Português do RCAT se mostrou uma ferramenta válida e com bom poder discriminativo para separar pacientes com rinite alérgica controlada e não controlada.

PALAVRAS-CHAVE
Rinite alérgica; Questionários; Controle; Estudos de validação

location_on
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro