Acessibilidade / Reportar erro

Classificação das rinoplastias realizadas em um centro de referência em otorrinolaringologia no Brasil Como citar este artigo: Nunes FB, Crosara PF, Oliveira IS, Evangelista LF, Rodrigues DS, Becker HM, et al. Classification of rhinoplasties performed in an otorhinolaryngology referral center in Brazil. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:476–9. ☆☆ Instituição: Departamento de Otorrinolaringologia, Hospital das Clínicas (HC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Introdução:

A cirurgia estética e reconstrutora têm por objetivo a utilizacão de procedimentos cirúrgicos para alcancar melhora estética e funcional. Pode ser utilizada para lesões traumáticas, congénitas ou de desenvolvimento. A Medicina, com ênfase na plástica facial, obteve avancos nas mais diversas áreas, inclusive na rinoplastia, permitindo bons resultados a longo prazo e maior satisfacão dos pacientes.

Objetivo:

Avaliar a casuística do setor de rinoplastia e suas subdivisões em um centro de referência. Compreender a relevância do ensino das técnicas de rinoplastia em um servico de residência médica de otorrinolaringologia.

Método:

Estudo retrospectivo onde foram analisados 325 rinoplastias, realizadas por médicos residentes do terceiro ano com supervisão dos preceptores responsáveis pelo servico de Cirurgia Plástica da Face desse hospital, no período de janeiro de 2003 a agosto de 2012. O protocolo do serviço foi preenchido com enfoque nas seguintes subdivisões: rinosseptoplastia funcional, estética, pós-traumática, revisional e reconstrutora.

Resultados:

Das rinoplastias realizadas, 184 (56,21%) foram funcionais, 59 (18,15%) póstraumáticas, 27 (8,30%) estéticas, 15 (4,61%) reconstrutoras e 40 (12,30%) revisionais.

Conclusão:

As rinosseptoplastias funcionais foram as mais prevalentes, o que mostra a importância do ensino, não somente das técnicas de septoplastias, mas também, da inclusão do aprendizado de técnicas de rinoplastias em centros de ensino.

Cirurgia plástica; Estética; Rinoplastia; Capacitação


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br