Acessibilidade / Reportar erro

Correlação histológica da expressão do Ki-67 no Carcinoma Epidermoide Glótico de acordo com grau de diferenciação celular Como citar este artigo: Bonhin RG, de Carvalho GM, Guimarães AC, Chone CT, Crespo AN, Altemani AM, et al. Histologic correlation of expression of Ki-67 in squamous cell carcinoma of the glottis according to the degree of cell differentiation. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:290-5.

INTRODUÇÃO:

O carcinoma de células escamosas é a neoplasia mais frequente da laringe e da região glótica, seu prognóstico depende do tamanho da lesão, do nível de invasão local, disseminação cervical linfática e da existência de metástases à distância. Ki-67 (MKI67) é uma proteína presente no núcleo, cuja função está relacionada com a proliferação celular.

OBJETIVOS:

Avaliar a expressão do marcador Ki-67 em carcinoma de células escamosas da laringe glóticos e correlacionar sua expressão com os achados anatomopatológicos.

MÉTODO:

Trabalho experimental de análise imunohistoquímica do Ki 67 através do cálculo percentual do índice de proliferação celular em produtos de carcinomas epidermóides glóticos.

RESULTADOS:

Dezesseis casos foram analisados, sendo seis bem diferenciados e dez pouco/moderadamente diferenciados. Houve correlação entre o índice de proliferação celular e o grau de diferenciação celular, sendo a proliferação maior nos pouco/moderadamente diferenciados.

CONCLUSÃO:

O índice de proliferação celular, medido pelo Ki-67 pode ser útil na caracterização do grau histológico em tumores glóticos de células escamosas.

Carcinoma de células escamosas; Glote; Marcadores biológicos; Proliferação de células; Neoplasias de cabeça e pescoço


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br