Acessibilidade / Reportar erro

Investigação da relação neutrófilos/linfócitos e volume médio de plaquetas na surdez súbita

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Várias teorias tentam explicar a fisiopatologia da surdez súbita (SS).

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi investigar o possível papel da inflamação e da aterotrombose nos pacientes de SS através da relação neutrófilos/linfócitos (RNL) e volume plaquetário médio (VPM).

MÉTODO:

Forma de estudo - coorte histórica com corte transversal (retrospectivo). Este estudo foi realizado com 59 indivíduos portadores de SS e 59 saudáveis, com as mesmas características em distribuição de gênero e idade. Os níveis de VPM e RNL foram medidos nos pacientes diagnosticados com SS e no grupo controle, verificando-se se tais resultados implicavam em um melhor ou pior prognóstico com o tratamento da surdez súbita.

RESULTADOS:

Os níveis da RNL são muito mais altos em pacientes com SS, em comparação com o grupo controle. De forma semelhante, níveis médios da RNL são mais altos nos pacientes não recuperados, em comparação com os recuperados (p = 0,001). Essas diferenças entretanto, não foram observadas em relação aos níveis de VPM (p > 0,05).

CONCLUSÃO:

RNL é um indicador rápido e confiável no que diz respeito ao diagnóstico e prognóstico de SS; por outro lado, VPM pode ser um indicador menos importante neste aspecto.

Palavras-chave:
Perda auditiva neurossensorial; Perda auditiva súbita; Neutrófilos; Plaquetas; Marcadores biológicos; Linfócitos

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br