Acessibilidade / Reportar erro

Neutrophil-lymphocyte ratios in the prognostication of primary non-metastatic nasopharyngeal carcinoma Como citar este artigo: Liew KY, Zulkiflee AB. Neutrophil-lymphocyte ratios in the prognostication of primary non-metastatic nasopharyngeal carcinoma. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:772-9.

Resumo:

Introdução:

O carcinoma de nasofaringe é uma doença variável geográfica e etnicamente, com alta incidência na Malásia. Baseado em conceitos atuais sobre inflamação relacionada a tumores, o marcador inflamatório relação neutrófilos/linfócitos foi testado para verificar sua relação com o prognóstico dessa condição clínica.

Objetivo:

Investigar o efeito do marcador neutrófilos/linfócitos no prognóstico de pacientes com primários não metastáticos de nasofaringe e refinar o ponto de corte entre valores altos e baixos da relação neutrófilos/linfócitos.

Método:

Os prontuários médicos dos pacientes com carcinoma de nasofaringe confirmado histologicamente de 1º de janeiro de 2005 até 31 de dezembro de 2009 foram revisados retrospectivamente e a relação neutrófilos/linfócitos foi calculada para verificar se havia alguma associação entre valores maiores e aumento na taxa de falha de tratamento.

Resultados:

Os dados de 98 pacientes (n = 98) foram revisados. Apenas a relação neutrófilos/linfócitos (p = 0,004) e o estadiamento TNM (p = 0,002) foram significantemente diferentes entre os grupos recorrentes e os não recorrentes, a relação neutrófilos/linfócitos foi independente do estadiamento TNM (p = 0,007). A falha de tratamento foi significantemente maior no grupo com relação neutrófilos/linfócitos alta (p = 0,001). A sobrevida livre de doença também foi significantemente maior nesse grupo (p = 0,000077).

Conclusão:

Os altos valores da relação neutrófilos/linfócitos estão associados a maiores taxas de recorrência e menor tempo de sobrevida livre de doença em pacientes com carcinomas não metastáticos de nasofaringe submetidos a tratamento curativo primário.

PALAVRAS-CHAVE
Carcinoma de nasofaringe; Prognóstico; Sobrevida; Relação linfócitos/neutrófilos; Biomarcador

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br