Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da aplicação de cola de fibrina na cicatrização de pregas vocais após manipulação cirúrgica em coelhos Como citar este artigo: Santos FS, Ikeda FH, Barros MD, Duprat AC. Effect of application of fibrin glue on vocal fold healing after surgical manipulation in rabbits. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:S102-S107.

DESTAQUES

Avaliação do efeito profilático dos selantes em cirurgias de laringe que requerem extenso descolamento da cobertura das pregas vocais.

Incisão em toda a extensão da prega vocal, seguida de secção anterior e posterior da mucosa, criando um retalho pediculado.

A cola de fibrina induziu maior fibrogênese na prega vocal em fase tardia do processo de cicatrização.

Resumo

Introdução

Um desafio na fonocirurgia é conseguir uma boa qualidade vocal com o mínimo de fibrose das pregas vocais. A cola de fibrina pode ser aplicada para minimizar a fibrose; porém, seu uso na laringe é baseado principalmente na experiência clínica, particularmente em lesões extensas.

Objetivo

Avaliar o efeito da aplicação da cola de fibrina na concentração de colágeno na fase tardia do processo de cicatrização, após o descolamento do retalho pediculado da cobertura da prega vocal em coelhos.

Método

Neste estudo prospectivo com animais, 12 coelhos adultos machos foram submetidos à microcirurgia de laringe, na qual uma incisão foi feita em toda a extensão de ambas as pregas vocais, seguida de extenso descolamento da mucosa e secção das extremidades da incisão. A cola de fibrina foi aplicada na prega vocal esquerda e a mucosa foi reposicionada. Na prega vocal direita, a mucosa foi reposicionada sem tratamento com cola de fibrina. Após três meses, os coelhos foram sacrificados. Análises histológicas foram feitas e os dados coletados foram submetidos à análise estatística.

Resultados

As pregas vocais tratadas com cola de fibrina apresentaram maior concentração de colágeno na coloração tricrômica de Masson e concentração significativamente maior de colágeno (p < 0,05) na coloração com picrosirius red comparadas às pregas vocais controle.

Conclusão

O tratamento com cola de fibrina resultou em maior fibrogênese das pregas vocais no presente estudo. Contudo, novos estudos são necessários para determinar o efeito profilático dos selantes em cirurgias de laringe que requerem extenso descolamento da cobertura das pregas vocais.

Palavras‐chave
Laringe; Adesivo de tecido de fibrina; Coelhos; Cordas vocais; Fibrose

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br