Acessibilidade / Reportar erro

Resultados de diferentes técnicas de reconstrução do nervo facial Como citar este artigo: Mohamed A, Omi E, Honda K, Suzuki S, Ishikawa K. Outcome of different facial nerve reconstruction techniques. Braz J Otorhinolaryngol. 2016;82:702-9.

Resumo

Introdução:

Não existe uma técnica de reconstrução do nervo facial que garanta a recuperação da função facial até o grau III.

Objetivo:

Avaliar a eficácia e segurança de diferentes técnicas de reconstrução do nervo facial.

Método:

Ao todo, 22 pacientes foram submetidos a reconstrução do nervo facial (enxerto com interposição do nervo facial em 11 pacientes e com transferência do nervo hipoglosso facial em 11 pacientes). Todos os pacientes apresentavam função facial de grau VI (de acordo com a classificação de House-Brackmann - HB) causada por trauma ou pela ressecção de um tumor. A reconstrução do nervo principal foi efetuada, exceto em sete pacientes, nos quais a reconstrução foi realizada entre duas semanas a quatro meses após a cirurgia inicial. O período de acompanhamento foi de, no mínimo, dois anos.

Resultados:

Para a técnica de enxerto com interposição de nervo facial, o grau de função facial obtido foi HB III em oito pacientes e HB IV em três pacientes. Sincinesia foi observada em oito pacientes e contratura facial com sincinesia em dois pacientes. Em relação à transferência do nervo hipoglosso facial com o uso de diferentes modificações, obtivemos função facial HB grau III em nove pacientes e HB grau IV em dois pacientes. Contratura facial, sincinesia e atrofia lingual foram observadas em três pacientes e sincinesia observada em cinco pacientes. No entanto, aqueles submetidos a anastomose primária direta hipoglosso-facial término-lateral apresentaram o melhor resultado, sem qualquer déficit neurológico.

Conclusão:

Entre as várias técnicas de reanimação, sempre que possível, a anastomose direta término-lateral hopoglosso-facial por meio de sutura epineural é a técnica mais eficaz, com excelentes resultados para reanimação facial e preservação do movimento da língua, especialmente quando realizada como técnica primária.

PALAVRAS-CHAVE
Nervo facial; Nervo hipoglosso; Reconstrução de nervos; Anastomose término-lateral; Neuroma acústico

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br