Acessibilidade / Reportar erro

Resultados funcionais na melhora do fluxo de ar utilizando uma técnica alar em flip-flap: nossa experiência Como citar este artigo: Di Stadio A, Macro C. Functional results in airflow improvement using a "flip-flap" alar technique: our experience. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:166-72.

Resumo

Introdução

A ponta nasal comprimida pode surgir como malformação congênita ou como o desfecho de uma cirurgia malsucedida. A alteração da válvula nasal devido a esse problema não é apenas um problema estético, mas também funcional, porque pode modificar o fluxo aéreo nasal. Várias técnicas cirúrgicas têm sido propostas na literatura; aqui, propomos a nossa.

Objetivo

O objetivo do estudo é a avaliação do fluxo das vias aéreas nasais utilizando nossa técnica de flip-flap para correção da ponta nasal comprimida.

Métodos

Este é um estudo retrospectivo realizado em doze pacientes. As cartilagens da ponta nasal foram remodeladas através de enxerto de cartilagem alar autóloga. Os pacientes foram submetidos à rinomanometria pré e pós-cirúrgica para avaliar os resultados, e realizaram uma auto-avaliação para avaliar seu grau de satisfação em termos de melhora da sensação do fluxo aéreo.

Resultados e conclusão

Nossa análise dos resultados combinados (rinomanometria e autoavaliação) mostrou que essa técnica melhora o fluxo nasal em pacientes afetados por ponta nasal comprimida em todos os casos. A satisfação do paciente atingiu os 87,5%.

PALAVRAS-CHAVE
Cartilagem alar; Ponta nasal; Cirurgia; Rinomanometria; Estética funcional

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br