Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos interativos entre radiação ultravioleta B suplementar e metais pesados no crescimento e características bioquímicas de Spinacia oleracea L.

Estudou-se o impacto de radiação UV-B suplementar (sUV-B) e dos metais pesados Cd (68 µmol.kg-1 solo) e Ni (68 µmol.kg-1 solo), isoladamente ou em combinação, sobre pigmentos fotossintéticos e não fotossintéticos, metabólitos, atividades enzimáticas, acúmulo de biomassa e produtividade primária de espinafre (Spinacia oleracea L. var. All Green). Ambos estresses, individualmente ou em combinação, resultaram na redução dos pigmentos fotossintéticos, ácido ascórbico, e atividade de catalase, sendo que uma tendência oposta foi observada para o conteúdo de antocianina, flavonóides e prolina, peroxidação lipídica e atividade de peroxidase. Os efeitos interativos de ambos estresses foram, no entanto, menos que se fossem aditivos. O tratamento combinado de sUV-B + Cd foi o mais deletério quando comparado com sUV-B + Ni e outros tratamentos individuais.

Spinaicia oleracea; biomassa; cádmio; enzimas; níquel; pigmentos; ultravioleta-B


Brazilian Journal of Plant Physiology Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, 28013-602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brazil, Fax: (+55)-22-2739-7116 - Campos dos Goytacazes - RJ - Brazil
E-mail: bjpp.sbfv@gmail.com