Acessibilidade / Reportar erro

A green approach for the quantification of daptomycin in pharmaceutical formulation by UV spectrophotometry

resumo

A daptomicina é o primeiro membro aprovado de uma nova classe de antimicrobianos, os lipopeptídeos cíclicos, e é muito importante para a prática clínica atualmente. Não existem métodos analíticos "verdes" descritos na literatura para a análise da daptomicina na forma farmacêutica. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi a validação de método espectrofotométrico na região do UV ambientalmente favorável para análise da daptomicina em pó liofilizado. A água foi escolhida como diluente e as análises foram realizadas em 221 nm. O método atendeu a todas as exigências de validação dos guias do ICH, na faixa de 6-21 µg mL-1. Teste t de Student mostrou que o método proposto é intercambiável com método de HPLC previamente validado. Assim, o método espectrofotométrico validado é capaz de quantificar a daptomicina em pó para solução injetável e é uma opção econômica, rápida e "verde" para análises de rotina do controle de qualidade deste fármaco.

Unitermos:
Antimicrobianos/controle de qualidade; Daptomicina/determinação; Espectrofotometria/ região do UV/análise quantitativa; Espectrofotometria/método analítico verde.

Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas Av. Prof. Lineu Prestes, n. 580, 05508-000 S. Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3824 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjps@usp.br