Acessibilidade / Reportar erro

Medication reconciliation as a strategy for preventing medication errors

RESUMO

Uma das barreiras propostas para se evitar possíveis erros relacionados a medicamentos e, consequentemente, que danos acometam o paciente, é a reconciliação medicamentosa no ato da internação, processo no qual se comparam os medicamentos usados pelos pacientes previamente à internação com os prescritos no âmbito hospitalar. Este trabalho descreve os resultados de seis meses de um processo de reconciliação conduzido por farmacêutico em unidades clínicas de um hospital universitário. Quatorze pacientes (23.33%) tiveram algum tipo de problema relacionado ao uso de medicamentos. A maioria dos erros envolvendo medicamentos (80%) estava relacionada à omissão de medicamentos. As intervenções farmacêuticas tiveram 90% de aceitação pelos médicos. Os resultados sugerem que a atuação de farmacêuticos na reconciliação medicamentosa pode desempenhar papel relevante na prevenção de erros de medicamentos e eventos adversos. Além disso, a entrevista detalhada conduzida por um farmacêutico se mostrou capaz de resgatar informações importantes sobre o uso dos medicamentos, permitindo evitar erros e danos ao paciente.

Unitermos:
Reconciliação medicamentosa; Medicação/erros/prevenção; Medicação/eventos adversos/prevenção; Paciente/segurança; Farmacêutico/atuação profissional.

Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas Av. Prof. Lineu Prestes, n. 580, 05508-000 S. Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3824 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjps@usp.br