Acessibilidade / Reportar erro

Differential pulse voltammetric determination of diclofenac in pharmaceutical preparations and human serum

Este artigo descreve um método de voltametria de pulso diferencial (VPD) para a determinação de diclofenaco em preparações farmacêuticas e em soro humano. O método proposto foi baseado em eletroxidação de diclofenaco no eléctrodo de platina em solução 0,1 M TBAClO4/acetonitrila. Dois picos de oxidação bem definidos foram observados em 0,87 e 1,27 V, respectivamente. As curvas de calibração obtidas utilizando-se valores de corrente medidos por segundo pico foram lineares no intervalo de concentração de 1,5-17,5 μg mL-1 e 2-20 μg mL-1 em eletrólito suporte e soro, respectivamente. Precisão e exatidão também foram verificadas em todos os meios. Valores de precisão intra- e inter-dia para o diclofenaco foram inferiores a 3.87 e a precisão (erro relativo) foi melhor do que 4,12%. O método desenvolvido neste estudo é exato, preciso e pode ser facilmente aplicado a Diclomec, Dicloflam e comprimidos Voltaren, como preparação farmacêutica. Além disso, a técnica proposta foi aplicada com sucesso em amostras de soro humano. Não se observaram interferências das substâncias endógenas no soro humano.

Diclofenaco/determinação; Voltametria de pulso diferencial/análise quantitativa; Formulações farmacêuticas/análise; Soro humano/análise.


Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas Av. Prof. Lineu Prestes, n. 580, 05508-000 S. Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3824 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjps@usp.br