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Proposal of managerial standards for new product portfolio management in Brazilian pharmaceutical companies

A gestão de portfólio de projetos de novos produtos visa a auxiliar os tomadores de decisão a selecionar projetos de novos produtos considerando critérios importantes para a organização. A indústria farmacêutica brasileira tem passado por transformações devido ao aumento das exigências sanitárias após a Lei de Genéricos, de 1999. O objetivo deste trabalho foi entender como as indústrias farmacêuticas brasileiras selecionam seus projetos de desenvolvimento de novos produtos e propor uma estrutura que possa auxiliar estas empresas a selecionar seus projetos de produtos. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso e uma mostra de quatro organizações foi investigada. Os resultados indicam que essas empresas apresentam um desenvolvimento de produtos não estruturado e que a seleção de projetos de novos produtos é realizada de forma não-sistemática. Critérios importantes para a seleção de projetos de novos produtos foram identificados e utilizados para elaboração de um padrão gerencial para aplicação da gestão de portfólio de projetos de novos produtos.

Gestão de portfólio; Produtos farmacêuticos; Indústria farmacêutica; Brasil


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