Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos do comportamento de cópula e sensilos antenais em Anomala inconstans Burmeister, 1844 (Coleoptera: Scarabaeidae: Rutelinae)

Resumo:

Em condições adequadas os adultos de Scarabaeidae geralmente realizam revoadas em busca de alimento e áreas de reprodução. As etapas relacionadas ao comportamento de cópula podem ser intermediadas por comunicação química, e os sensilos antenais são as estruturas que detectam os voláteis como os feromônios sexuais. No presente trabalho o comportamento de cópula e os sensilos antenais de Anomala inconstans Burmeister, 1844 são descritos. Os estudos foram conduzidos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Cassilândia, de março de 2015 a dezembro de 2017. Adultos foram coletados com armadilha luminosa e conduzidos para laboratório para estudos. Observações de campo e de laboratório permitiram a descrição das etapas do comportamento de cópula. Os adultos revoaram de setembro a novembro de 2015 das 17:30h as 24:00h. As fêmeas apresentam o comportamento de chamamento das 17:25h as 20:00h, no qual atrita o terceiro par de pernas no abdome e, transcorridos alguns minutos, os machos as localizam. Em laboratório a cópula durou em média 20,4 minutos, sendo verificada a possibilidade de comunicação química entre os adultos. Nas antenas foram encontrados sensilos tricódios, chaéticos, placódios dos tipos I, II e III, e coelocônicos tipo I e II. Os sensilos placódios são os mais abundantes, e as fêmeas possuem mais sensilos do que os machos.

Palavras-chave:
Anomalini; comunicação química; receptores químicos; Neotropical; Scarabaeoidea

Instituto Virtual da Biodiversidade | BIOTA - FAPESP Departamento de Biologia Vegetal - Instituto de Biologia, UNICAMP CP 6109, 13083-970 - Campinas/SP, Tel.: (+55 19) 3521-6166, Fax: (+55 19) 3521-6168 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@biotaneotropica.org.br