Acessibilidade / Reportar erro

A Busca de um Currículo Interdisciplinar e Contextualizado para Ensino Técnico Integrado ao Médio* * Uma primeira versão deste artigo foi publicada no Chile, em dezembro de 2015, no livro Desafios y Tensiones en la Gestión del Currículo: Teoría y Prática, pela Universidade Católica Silva Henríquez.

The Search for an Interdisciplinary and Contextualized Curriculum from Integrated Technical Education to Middle School

Resumo

A análise da integração da disciplina Matemática juntamente às demais ofertadas no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica consiste no objetivo deste artigo, que apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. O estudo apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática, visto que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas, da Matemática e o objetivo formativo profissional do educando.

Palavras-chave:
Contextualização; Interdisciplinaridade; Ensino Integrado; Instituto Federal de Educação; Currículo

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com