Resumo
Os alunos devem ser incentivados a alcançar habilidades de pensamento de alta ordem, e uma das maneiras de desenvolver habilidades de raciocínio é resolvendo problemas matemáticos. Este estudo teve como objetivo observar a eficácia do método de aprendizagem baseado em problemas e seu efeito na perseverança dos alunos na resolução de problemas matemáticos. Os sujeitos desta pesquisa foram estudantes de ciências da Escola Secundária Senior (SMAN) 2 Surabaya, Indonésia, selecionados com amostragem aleatória agrupada. O método de aprendizado baseado em problemas foi aplicado na aula de ciências 1 (aula experimental), enquanto a aula de ciências 4 foi ministrada seguindo o método de aprendizado convencional, projetado pelo professor (aula de controle). Os instrumentos utilizados nesta pesquisa envolveram as ferramentas de aprendizagem vinculadas aos dois métodos de aprendizado, o baseado em problemas e o convencional, valendo-se de conjuntos de problemas, iniciais e finais. A pesquisa permitiu concluir que a aplicação do método baseado em problemas apresentou melhores resultados de aprendizado. Além disso, a análise de covariância mostrou que a aplicação do método de aprendizado baseado em problemas é eficaz no desenvolvimento da perseverança dos alunos, no que concerne à solução de problemas matemáticos.
Palavras-chave:
Habilidades de pensamento de alta ordem; Solução de problemas; Aprendizagem baseada em problemas; Perseverança; Ensino Médio