Acessibilidade / Reportar erro

Influência do método de extração na vitalidade de sementes de moranga

The influence of the mehods of extraction of seeds of Cucurbita maxima duch

Eduardo Zink; Nélson Teixeira de Mendonça

RESUMO

Eduardo Zink e Nélson teixeira de Mendonça. Procurou-se observar a influência de diferentes métodos de extração de sementes de frutos de moranga (Cucurbita máxima Duch.), sôbre a sua vitalidade, durante o período de dezoito meses.

MATERIAL E MÉTODOS: Empregaram-se sementes provenientes da Estação Experimental «Theodureto de Camargo», Campinas, Estado de São Paulo, colhidas em janeiro de 1962, pertencentes ao cultivar «Exposição».

Três foram os métodos de extração experimentados: a) usual — fermentação, durante 24 horas, da mucilagem, à qual foi adicionado um pouco de água; b) lavagem — retirada das sementes por meio de uma lavagem em água corrente, que durou quarenta minutos; c) solução — extração das sementes com o emprego de uma solução de Tiofos-fato + Soda, durante vinte minutos, seguida de uma lavagem em água corrente, durante trinta minutos.

As sementes foram submetidas a secagem à sombra, durante dois dias, e, posteriormente, tratadas com D.D.T. em pó a 50% na proporção de 0,05%. Tôdas as sementes utilzadas no ensaio foram conservadas em sacos de pano, à temperatura ambiente de laboratório, que oscilou entre 14,5 e 29° C

Os testes de germinação foram realizados em germinadores tipo rolo de pano, à temperatura de 20-30°C, utilizando-se quatro amostras de 100 sementes.

RESULTADOS: Os dados das determinações periódicas de germinação acham-se reunidos no quadro 1 .

Os três métodos de extração mostraram ser de grande eficiência. Ao final do ensaio, no teste correspondente a 18 meses de armazenamento, todas as sementes apresentavam, ainda, elevadas porcentagens de germinação. Pode-se concluir que os três métodos são perfeitamente aplicáveis na extração de sementes de moranga, não afetando sua vitalidade, durante um período de 18 meses de armazenamento. SEÇÃO DE BOTÂNICA E SECA O DE OLERJ CU LTUR A. INSTITUTO AGRONÔMICO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

SUMMARY

The seeds were kept in cloth bags, during a period of 18 months, under normal environmental conditions.

Three methods of extraction were experimented:

1)usual — fermentation of the mucilage

2)washing — with current water, during 40 minutes

3)solution — application of a solution of Thiophosphate + Soda, during 20 minutes

All the seeds, extracted from the fruits by any of these methods, maintained equally well their viability.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 Trabalho apresentado, em forma de resumo, na IV Reunião Anual da Sociedade de Olericultura do Brasil, realizada em Pelotas, RG, em julho de 1964. Recebida para publicação a 11 de setembro de 1964.

  • Influência do método de extração na vitalidade de sementes de moranga

    The influence of the mehods of extraction of seeds of Cucurbita maxima duch.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Fev 2010
    • Data do Fascículo
      1965
    Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br