Acessibilidade / Reportar erro

Resistência de híbridos de milho convencionais e isogênicos transgênicos a Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)

Resistance of conventional and isogenic transgenic maize hybrids to Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)

Avaliou-se o efeito dos danos ocasionados por S. frugiperda na produtividade de híbridos de milho convencionais e suas versões isogênicas transgênicas com diferentes toxinas Bt, em condições de campo. Experimentos foram instalados nas localidades de Campinas e Mococa, nas safras 2010/2011 e 2011/2012, em delineamento experimental de blocos ao acaso, com 12 tratamentos e quatro repetições. As variáveis avaliadas foram: produtividade de grãos, massa de cem grãos e rendimento de grãos. Para a avaliação dos danos ocasionados por S. frugiperda, verificou-se a intensidade das injúrias foliares por meio de escala visual de notas, com variação de 0 a 9, dos 15 dias até os 60 dias após a semeadura. Menores notas de danos causados por S. frugiperda são verificadas em híbridos transgênicos. A maioria dos híbridos convencionais não difere em produtividade de grãos de pelo menos uma de suas versões isogênicas transgênicas. Os mesmos híbridos de milho com toxinas Bt diferentes podem apresentar comportamentos produtivos diferentes em condições de campo. Toxinas Bt diferentes respondem de forma distinta em relação aos danos ocasionados por S. frugiperda.

Zea mays L.; lagarta-do-cartucho; milho geneticamente modificado; produtividade


Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br