Acessibilidade / Reportar erro

A maquinaria molecular necessária para processar mensageiros lipídicos endocanabinoides e seus respectivos receptores

DESTAQUES

  • Enfatizar a complexidade do sistema endocanabinoide e ir além da compreensão da ação farmacológica direta.

  • Comentar a respeito das interações entre o sistema endocanabinoide e outras famílias de receptores como TRPs e PPARs.

  • Apontar potenciais alvos promissores para futuras pesquisas.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Os preparados medicinais canabinoides são há muito utilizados pela humanidade e têm sido objeto de interesse da indústria farmacológica recente. Para a aplicação terapêutica adequada é necessário, no entanto, o conhecimento aprofundado do sistema canabinoide endógeno, o qual em sua grande parte é constituído por mensageiros lipídicos. O objetivo deste estudo foi explorar o conhecimento vigente a respeito dos constituintes desse sistema, com especial atenção à maquinaria molecular necessária para processá-los.

CONTEÚDO:

Trata-se de uma revisão narrativa da literatura atual acerca dos integrantes do sistema canabinoide endógeno, notadamente: seus receptores, os principais ligantes endógenos e as enzimas responsáveis pelo processamento de seus componentes. Os aspectos farmacológicos e pré-clínicos foram enfatizados.

CONCLUSÃO:

O melhor entendimento da ultraestrutura de receptores e enzimas contribuirá de forma decisiva para o desenvolvimento de novas estratégias farmacológicas. A partir da descrição pormenorizada da maquinaria responsável pela metabolização lipídica endocanabinoide é que se pavimentará o caminho para a descoberta de novos fármacos que atuem no sistema endógeno e que possam ser aplicados de forma eficaz na prática clínica.

Descritores
Canabinoides; Farmacologia; Lipídeos de membrana

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br