Acessibilidade / Reportar erro

Manifestações clínicas em pacientes com dores musculoesqueléticas pós-chikungunya

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As manifestações clínicas crônicas da infecção pelo vírus chikungunya estão associadas a altos índices de incapacidade e piora da qualidade de vida, representando um dos grandes desafios para a saúde pública mundial. O objetivo deste estudo foi investigar a apresentação clínica-psico-funcional de indivíduos infectados pelo vírus chikungunya com queixas de dores musculoesqueléticas crônicas.

MÉTODOS:

Participaram do estudo 22 indivíduos com diagnóstico de infecção pelo vírus chikungunya e queixa de dor musculoesquelética persistente (≥3 meses). A avaliação clínica-psico-funcional foi realizada por meio da intensidade e aspecto afetivo-emocional da dor, qualidade de vida, cinesiofobia, percepção global de recuperação da dor pós-infecção e funcionalidade emocional. Ao final foi avaliado o limiar de dor por pressão e a modulação condicionada da dor.

RESULTADOS:

A apresentação clínica da dor revelou longa persistência, 17,5±7,4 meses; predominância nos membros inferiores (45,5%); intensidade média (5,5±2,1); alterações afetiva-emocionais leves a moderadas; moderada cinesiofobia (46±6,5) e baixa percepção global de melhora (1,5±2,5). O Inventário de Depressão de Beck e a escala analógica visual para ansiedade apresentaram pouca alteração. A qualidade de vida apresentou prejuízos leves a moderados, e a modulação da dor revelou pouco aumento do limiar de dor por pressão (6,3%).

CONCLUSÃO:

A fase crônica da infecção pelo vírus chikungunya tem como apresentação clínica dor persistente de moderada intensidade, em nível sensorial e afetivo, além de moderada cinesiofobia, piora na qualidade de vida, percepção de pouca recuperação pós-infecção e diminuição da ativação inibitória descendente da dor.

Descritores:
Dor crônica; Evolução clínica; Sinais e sintomas; Vírus chikungunya

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br