Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação e manejo fisioterapêutico na síndrome da dor trocantérica maior: revisão integrativa

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome da dor trocantérica maior é um quadro doloroso com alterações nos glúteos médio e mínimo, podendo interferir no desempenho de tarefas funcionais. O objetivo foi analisar as estratégias do tratamento conservador para o manejo da dor, e os instrumentos e testes provocativos para a avaliação dessa síndrome.

CONTEÚDO:

Foi realizada busca sistemática por artigos publicados em revistas indexadas nas bases de dados Medline, Scielo, PEDro, Cochrane Library, Portal Regional da BVS, ScienceDirect, utilizando operadores booleanos AND e OR, para o descritor primário “Gluteal tendinopathy” cruzando com os descritores secundários “AND conservative treatment; AND rehabilitation; AND physiotherapy; AND management; AND physiotherapy treatment; OR greater trochanteric pain; OR trochanteric syndrome”, em inglês e português, de 2014 a 2019. O desfecho primário visou identificar o tratamento conservador e/ou combinados no manejo da dor, e o desfecho secundário visou delinear os instrumentos e testes para a avaliação da síndrome da dor trocantérica maior.

CONCLUSÃO:

A escassez de estudos e a dificuldade de consenso entre autores, inviabilizou conclusões acerca da eficácia dos protocolos.

Descritores:
Dor; Fêmur; Fisioterapia; Reabilitação; Tratamento conservador

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br