Acessibilidade / Reportar erro

Como programas psicoeducativos interdisciplinares de abordagem psicodramática podem ajudar na adesão ao tratamento para dores crônicas

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Programas psicoeducativos de abordagem cogntivo-comportamental são apontados na literatura como ferramentas eficazes no manejo de dores crônicas. O objetivo deste estudo foi avaliar se o programa sob abordagem psicodramática tem efeitos similares, assim como identificar se há benefícios desenvolvê-los no início dos tratamentos multidisciplinares para a adesão aos tratamentos propostos.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo quase-experimental, com amostra não probabilística por conveniência. Foram convocados 90 pacientes com dores crônicas de diversas etiologias que iniciaram tratamento em um hospital terciário da cidade de São Paulo no período de 2015 a 2017, dentre os quais 81 deles concluíram um dos 6 programas. Os pacientes foram avaliados por diversos recursos antes e ao final do programa.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos são semelhantes aos da literatura: diminuição de traços ansiosos, depressivos e de intensidade de dor; aumento de estratégias de enfrentamento ativas e alteração do estágio de mudança. Além disso, lidar com a dor como um processo crônico interfere na identidade dos pacientes, o que pode ser observado pela mudança do padrão de convívio com a dor, podendo contribuir ou atrapalhar na adesão aos tratamentos multidisciplinares propostos.

CONCLUSÃO:

O desenvolvimento de programas psicoeducativos para as pessoas que sofrem com dores crônicas em outras abordagens (Psicodrama) também podem ter efeitos benéficos semelhantes aos grupos descritos na literatura.

Descritores:
Dores crônicas; Educação em saúde; Psicodrama

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br