Acessibilidade / Reportar erro

Métodos in vivo para avaliação do potencial anti-inflamatório e antinociceptivo

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A busca constante por compostos bioativos com atividade anti-inflamatória e antinociceptiva são de interesse dos centros de pesquisas. Para a caracterização dessas atividades são necessários ensaios em cobaias. Frente a isso, o objetivo deste estudo foi demonstrar alguns métodos para a avaliação do potencial anti-inflamatório e antinociceptivo de produtos naturais.

CONTEÚDO:

Para a avaliação dessas atividades é necessário um estímulo, sendo que a indução de processo inflamatório ou nociceptivo pode ser por indutores químicos como formol, carragenina, entre outros, ou ainda, equipamentos eletrônicos como placa quente. Para todos os ensaios, sempre é realizada a mensuração basal e posterior à administração do composto que está sendo estudado em comparação com um grupo controle. O planejamento do experimento, assim como toda a condução conforme protocolos já bem ilustrados, são ferramentas importantes no êxito do trabalho. Os testes apresentados avaliaram atividade antinociceptiva e anti-inflamatória assim como mecanismos envolvidos.

CONCLUSÃO:

Foi possível avaliar que os testes presentes na literatura hoje, atendem a necessidade do pesquisador na elucidação da atividade anti-inflamatória e atividade antinociceptiva de novos compostos.

Descritores:
Contorção abdominal; Edema de pata; Formalina; Placa quente

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br