RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:
A artrite reumatoide é um conjunto de processos inflamatórios simétricos que afeta as articulações. Atualmente a terapia farmacológica é a primeira escolha para o tratamento da doença, contudo, pode causar efeitos adversos graves que podem ser evitados com técnicas não farmacológicas, como a fotobiomodulação. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do tratamento com laser de baixa intensidade na dor e degeneração articular em modelo de artrite em camundongos.
MÉTODOS:
24 camundongos foram divididos aleatoriamente em 4 grupos com 6 animais cada: GS, GZ, GL E GD. Para a indução da artrite foi utilizado zymosan. A hiperalgesia foi avaliada utilizando o teste de Von Frey. Para análise histológica, amostras da região talocrural foram coletadas. Para o tratamento foi utilizado o equipamento Laser AsGa de baixa intensidade operando em comprimento de onda de 904 ηm, F: 1000 Hz, W: 50 mW e dose de 1 J/cm2.
RESULTADOS:
Houve diferença estatística (p<0,05) em todos os momentos na avaliação da hiperalgesia para o grupo GS quando comparado com o grupo GZ, apresentando limiar de dor alterado. Na avaliação histológica, a aplicação do laser (1 J/cm2) na articulação com artrite reduziu os escores analisados (1,20 ± 0,20) e apresentou diferença estatística quando comparado ao grupo GZ (GL=1,20 ± 0,20; GZ=3,80±0,20, p<0,05).
CONCLUSÃO:
O laser de baixa intensidade com os parâmetros descritos no estudo foi eficaz, diminuindo o quadro álgico e promovendo efeito protetor na cartilagem.
Descritores:
Artrite; Inflamação; Terapia com luz de baixa intensidade