Acessibilidade / Reportar erro

Cannabis: 12.000 anos de experiências e preconceitos

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A Cannabis Sativa acompanha a evolução humana e foi utilizada por diversas populações para diversos propósitos. Ao revisar a história e os principais avanços na medicina canabinoide, o objetivo deste estudo foi identificar as maiores descobertas nos últimos anos, que fomentaram a publicação de artigos.

CONTEÚDO:

Os seguintes tópicos foram foram pesquisados: “história da cannabis”, “história do haxixe”, “história da maconha” e “principais avanços na medicina endocanabinoide”; nos bancos de dados SCIELO, Pubmed, Google Scholar, Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações (BDTD), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da saúde (LILACS) e Medline (plataforma Capes).

CONCLUSÃO:

Foi demonstrado o aumento no número de publicações após as grandes descobertas a respeito do sistema endocanabinoide, incluindo os receptores e os endocanabinoides, porém o preconceito e a dificuldade de acesso a essa ferramenta terapêutica impede um maior desenvolvimento.

Descritores:
Cannabis; Canabinoides; História; Tetraidrocanabinol; Usos terapêuticos

DESTAQUES

Canabinoides são descritos na literatura médica há vários anos, evidenciando a progressiva evolução dos artigos publicados.

As novas descobertas a respeito do sistema endocanabinoide mudaram o conhecimento acerca do tratamento das doenças.

A guerra fria e a proibição da cannabis associaram a planta a outras substâncias tóxicas. Em Genebra, depoimentos atribuíram à cannabis os mesmos efeitos da heroína, e o Brasil é um dos defensores dessa proibição.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br