Acessibilidade / Reportar erro

O manejo da dor pediátrica e a percepção da equipe de enfermagem à luz do Modelo Sócio Comunicativo da Dor

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor é uma experiência multidimensional e seu tratamento depende tanto da sensibilidade dos profissionais quanto de sua competência na escolha das estratégias para mensuração e alívio. A enfermagem possui papel fundamental nesse processo, sendo que a avaliação da dor, de maneira sistematizada, proporciona à criança medidas terapêuticas adequadas. O objetivo deste estudo foi analisar os registros sobre a avaliação da dor e analgesia nos prontuários e compreender a percepção da equipe de enfermagem quanto ao tratamento da dor da criança hospitalizada.

MÉTODOS:

Pesquisa qualitativa, descritiva exploratória realizada em um hospital universitário estadual e de nível terciário. A coleta de dados contemplou prontuários de crianças hospitalizadas em unidade de internação pediátrica e entrevista semiestruturada individual com 24 membros da equipe de enfermagem. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática proposta por Minayo. A análise foi realizada à luz do marco conceitual Social Communication Model of Pain.

RESULTADOS:

Foram analisados 80 prontuários, e mesmo com a dor sendo considerada como quinto sinal vital, a maior parte dos registros da dor em prescrições de enfermagem permaneceu em branco. Os relatos das participantes resultaram em três categorias: naturalização da dor na criança hospitalizada; responsabilização da enfermagem diante do quinto sinal vital; manejo da dor.

CONCLUSÃO:

Prestar o cuidado frente ao processo doloroso de uma criança exige habilidades do profissional para identificar, avaliar, utilizar instrumentos adequados, compreender sentimentos envolvidos no processo e significar o cuidado na priorização da assistência à dor pediátrica.

Descritores:
Dor; Enfermagem pediátrica; Mensuração da dor; Registros de enfermagem

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br