Acessibilidade / Reportar erro

Influência da acupuntura no limiar de percepção dolorosa de musculatura submetida a esforço repetitivo

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor muscular é uma das causas de afastamento de práticas de atividades físicas e fator limitante no desempenho desportivo. O objetivo deste estudo foi avaliar a resposta imediata e tardia do limiar de percepção dolorosa após estímulo de acupuntura em uma única aplicação, em sujeitos submetidos a esforço repetitivo.

MÉTODOS:

Ensaio clínico-experimental, quantitativo, com grupo controle e encoberto, 47 mulheres sadias, com idades entre 18 e 55 anos (36,3±10,6), separadas por alocação determinista por alternância sequencial em grupos: acupuntura (GACP n=16), Sham (Gsham n=16) e controle (GCRT n=15). Realizou-se o esforço repetitivo no equipamento Reformer do método Pilates, antes e após a intervenção com agulhas 0,25x40mm. O GACP recebeu agulhamento no ponto E36 (Zusanli). O Gsham agulhamento superficial, fora do ponto de estímulo de acupuntura e o GCRT só realizou o exercício. Todos permaneceram 20 min com agulhas e o GCRT só em repouso. Utilizou-se um algômetro de pressão digital no ponto B57 (Chengshan). A algometria foi realizada antes da intervenção e do exercício, imediatamente após, e após 24 horas.

RESULTADOS:

O GACP teve aumento significativo do limiar de percepção dolorosa no momento imediato, quando comparado ao Gsham (p=0,021) e ao GCRT (p<0,001), e após 24 horas com o GCRT (p=0,006). Houve coerência dos resultados com as bases teóricas do estímulo da acupuntura, sugerindo liberação de opioides analgésicos e aplicabilidade em recuperação de dores musculares pós-exercícios.

CONCLUSÃO:

Uma única intervenção de acupuntura foi capaz de aumentar o limiar de percepção dolorosa de imediato e após 24 horas.

Descritores:
Acupuntura; Algometria; Dor muscular; Limiar de percepção dolorosa

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br