Acessibilidade / Reportar erro

Neuralgia do trigêmeo secundária à invaginação basilar responsiva a toxina botulínica do tipo A. Relato de caso

DETALHES

A neuralgia do trigêmeo (NT) pode ocorrer secundariamente à invaginação basilar.

Em muitos casos, a NT é refratária ao tratamento médico.

A toxina botulínica tipo A pode ser usada como tratamento em casos complexos e refratários de NT.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Neuralgia do trigêmeo (NT) é uma cefaleia caracterizada por episódios paroxísticos de dores intensas na região da face. A NT pode ocorrer secundariamente a mecanismos estruturais, como a compressão vascular da raiz do nervo trigêmeo. A invaginação basilar (IB) é uma má formação da junção craniovertebral caracterizada por invaginação do processo odontóide do Axis através do forâmen magno na fossa posterior, e 1% dos casos podem apresentar NT associada. Este artigo apresenta um caso clínico de NT secundária a IB e compressão vascular da raiz do nervo trigêmeo, que foi responsiva apenas ao tratamento com toxina botulínica tipo A.

RELATO DO CASO:

Paciente do sexo masculino, 34 anos de idade com quadro clínico compatível com NT há aproximadamente 12 anos. Os sintomas eram debilitantes e impactavam na qualidade de vida, culminando em insônia constante, depressão grave e pensamentos suicidas. O tratamento com toxina botulínica tipo A foi fundamental no tratamento da dor deste paciente.

CONCLUSÃO:

O caso reportado evidenciou o sucesso terapêutico do tratamento com toxina botulínica tipo A em um caso complexo e refratário de síndrome dolorosa.

Descritores
Invaginação basilar; Neuralgia do trigêmeo; Toxina botulínica do tipo A

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br