Acessibilidade / Reportar erro

Subtipos de desordem temporomandibular em pacientes diagnosticados com otalgia: estudo observacional

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A disfunção temporomandibular (DTM) possui sintomas complexos que envolvem a região orofacial, como a otalgia. Considerando os difíceis diagnósticos diferenciais para associar sintomas otológicos com DTM. O objetivo deste estudo foi verificar o diagnóstico de DTM em pacientes com otalgia.

MÉTODOS:

Este é um estudo transversal e descritivo, com uma avaliação de 75 pacientes diagnosticados com otalgia. O questionário de triagem da Academia Europeia de Disfunções Craniomandibulares (EACD) foi aplicado inicialmente, e aqueles que responderam afirmativamente a pelo menos uma questão foram avaliados pelo Critério Diagnóstico de Pesquisa para Disfunções Temporomandibulares (DC/TMD), com amostra final de 50 pacientes. Os dados foram tabulados e por meio da ANOVA foi verificado se havia diferença estatística entre os subtipos de DTM classificados pelo DC/TMD, considerando intervalos de confiança com 95% de significância.

RESULTADOS:

A idade média dos participantes foi de 39,9±14,1 anos. Além disso, predominou-se o sexo feminino (76%) (p<0,0001), com maior percentual em todos os subtipos avaliados, destacando-se a artralgia (82%) e a dor miofascial com limitação de abertura (81,8%), seguida da dor miofascial (74%) e deslocamento de disco com redução (72,7%). Quando observada a distribuição dos subtipos de DTM entre os sexos, notou-se predominância de dor miofascial no sexo masculino (75%) e feminino (68%), mas não foi observada significância estatística nessa variável e nas demais estudadas.

CONCLUSÃO:

Os pacientes com otalgia manifestaram mais de um dos subtipos de DTM, sendo o subtipo de dor miofascial o mais prevalente entre os participantes do estudo.

Descritores:
Dor orofacial; Disfunção temporomandibular; Otalgia

DESTAQUES

Há diferentes tipos de DTM em pacientes diagnosticados com otalgia

A artralgia e a dor miofascial estavam fortemente relacionadas em pacientes com otalgia

O diagnóstico diferencial de DTM é necessário para pacientes com sintomas otológicos.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br