Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência e características da dor crônica no Brasil: um estudo nacional baseado em questionário pela internet

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A prevalência de dor crônica tem aumentado no mundo e é considerada o problema de saúde mais subestimado, com impacto na qualidade de vida. Além disso, há pouco consenso em relação à carga da dor crônica ao sistema de saúde no Brasil. O presente estudo teve como objetivo investigar a prevalência de dor crônica na população adulta geral brasileira e as condições sociodemográficas, clínicas, médicas e a localização corporal da dor.

METODOS:

Foi realizado um estudo transversal, em questionário pela internet em uma amostra nacionalmente representativa de adultos do Brasil, para estimar a prevalência e características da dor crônica na população brasileira. Vinte e sete mil e trezentos e quarenta e cinco (27.345) residentes representativos foram contatados.

RESULTADOS:

Dos 27.345 indivíduos, 20.830 (76,17%) apresentaram dor crônica, recorrente ou duradoura com duração de pelo menos 6 meses. Quase metade dos entrevistados tinham mais de 65 anos de idade (48,15%) e a prevalência era maior nas mulheres (84,60%) do que nos homens (16,40%). A prevalência de dor lombar crônica primária foi de 59,85%; de artrite reumatoide primária foi (59,78%) e dor primária oriunda de osteoartrite foi de 69,02%. Metade dos entrevistados com dor crônica apresentava dor diária e a intensidade da dor média (últimos 3 meses) era moderada em 57,28%.

CONCLUSÃO:

A dor crônica afeta mais de dois terços da população do Brasil. Os resultados deste estudo revelaram alta prevalência da dor crônica. Os fatores de risco são ser mulher, idade avançada e baixos níveis de renda familiar. Há necessidade de melhores políticas de saúde para pacientes com dor crônica no Brasil.

Descritores:
Brasil; Dor; Dor crônica; Epidemiologia; Prevalência

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br