Acessibilidade / Reportar erro

Manejo da dor durante a injeção intravítrea: revisão integrativa

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A injeção intravítrea é um procedimento cirúrgico muito comum no tratamento de doenças como a retinopatia diabética, o edema macular diabético e a oclusão da veia da retina. Por ser um tratamento que gera dor e desconforto ao paciente, terapias que diminuam a dor procedimental são necessárias. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa sobre o manejo da dor durante a administração de injeção intravítrea.

CONTEÚDO:

Estudo realizado no mês de janeiro de 2021 em três bases de dados (Pubmed, Bireme e Scielo) com o uso dos descritores “injeções intravítreas”, “manejo da dor” e “analgesia”. Após a leitura e análise, 15 artigos foram selecionados. Os resultados evidenciaram diversos fatores associados ao manejo da dor durante a injeção intravítrea, como o uso de diferentes anestésicos, calibre da agulha, fármaco administrado, diferentes instrumentos cirúrgicos e uso da música.

CONCLUSÃO:

Os estudos demonstraram que a proparacaína, principalmente quando associada à lidocaína subconjuntival, o ranibizumabe e as técnicas alternativas de aplicação da injeção intravítrea são abordagens preferíveis no manejo da dor durante o procedimento.

Descritores:
Analgesia; Dor; Injeções intravítreas; Manejo da dor

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br