Acessibilidade / Reportar erro

Confiabilidade e consistência interna na avaliação da dor neonatal de prematuros durante o procedimento de aspiração traqueal: estudo prospectivo

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A avaliação inadequada da dor em recém-nascidos prematuros (RNPT) é um problema persistente. A avaliação precisa da dor é um dos principais desafios para profissionais de saúde nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIN). O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre a Escala de Dor Neonatal (Neonatal Infant Pain Scale - NIPS) e o Perfil da Dor do Bebê Prematuro - Revisado (Premature Infant Pain Profile Revised - PIPP-R), assim como a consistência interna e a confiabilidade inter-avaliadores na aferição da dor durante a aspiração do RNPT.

MÉTODOS:

Estudo transversal prospectivo com RNPT de baixo peso ao nascer (<2500 g), hemodinamicamente estáveis, com mínima ou nenhuma sedação, sob ventilação mecânica, apresentando pressão positiva contínua nas vias aéreas, oxigênio na cânula nasal ou ar ambiente, e precisando de aspiração durante a internação na UTIN no período de 2019 a 2020. Os RNPT foram avaliados durante três diferentes procedimentos de aspiração: sem intervenção (1), toque gentil (2) e administração de sacarose (3). Os instrumentos NIPS e PIPP-R foram aplicados durante a avaliação. A consistência interna foi determinada pelo alfa de Cronbach, a confiabilidade pelo coeficiente de associação intraclasse e a validade concorrente pelo teste de associação de Spearman.

RESULTADOS:

Foram avaliados 50 RNPT que necessitaram de aspiração traqueal. A NIPS e a PIPP-R mostraram consistência interna alta (Cronbach α: 0,824) e moderada (Cronbach α: 0,655), respectivamente. A confiabilidade inter-avaliadores foi excelente em todos os procedimentos de aspiração para NIPS (1: 0,991, 2: 0,987 e 3: 0,993) e PIPP-R (1: 0,997, 2: 0,986, e 3: 0,977). A validade concorrente foi observada apenas para aspiração sem intervenção.

CONCLUSÃO:

Embora a NIPS possa ter melhor utilidade clínica do que o PIPP-R, ambos os instrumentos apresentaram boa consistência interna e confiabilidade inter-avaliadores, e podem ser usados para avaliar a dor durante a aspiração em RNPT.

Descritores:
Dor; Medição da Dor; Prematuro; Recém-Nascido

DESTAQUES

Medidas de confiabilidade entre duas escalas para avaliar a dor em bebês prematuros.

As escalas NIPS e PIPP-R foram sensíveis para a identificação da dor.

Alta confiabilidade para a escala NIPS e confiabilidade moderada para a escala PIPP-R.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br