Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre emoção expressa e variáveis sociodemográficas, estresse precoce e sintomas de estresse em cuidadores informais de pessoas com transtornos mentais1 1 Estudo proveniente da pesquisa de mestrado da primeira autora. A pesquisa envolveu seres humanos e todos os procedimentos éticos vigentes, de acordo com a Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012, foram respeitados.

Resumo

Introdução

Mudanças geradas pela reforma psiquiátrica brasileira reaproximaram as pessoas com transtornos mentais de suas famílias, que passaram a ser responsáveis pela oferta de cuidados.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi investigar a emoção expressa, o estresse precoce e os sintomas de estresse entre cuidadores informais de pessoas com transtornos mentais no momento da internação psiquiátrica.

Método

Participaram 112 cuidadores. Para coleta de dados foram utilizados quatro instrumentos: questionário sociodemográfico, Family Questionnaire – Versão Português do Brasil, Questionário sobre Traumas na Infância e Inventário de Sintomas de Estresse para adultos de Lipp. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, bivariadas e de regressão logística. Os cuidadores foram avaliados com alta emoção expressa tanto no componente superenvolvimento emocional quanto no componente comentários críticos.

Resultados

O componente superenvolvimento emocional da emoção expressa foi significativamente associado com o estresse precoce e com a fase dos sintomas de estresse. O estresse precoce, a idade e a escolaridade dos cuidadores foram identificadas como variáveis preditoras de alta emoção expressa.

Conclusão

Esses resultados confirmam a relevância dessas variáveis para o planejamento de ações de assistência no contexto da saúde mental.

Palavras-chave:
Emoção Expressa; Cuidadores; Estresse Psicológico; Saúde Mental

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br