Acessibilidade / Reportar erro

Explorando atividades diárias e a participação social: um estudo com pessoas com problemas do sistema locomotor

Resumo

Introdução:

Doenças/lesões do sistema musculoesquelético são um problema de saúde frequente, pois produzem deficiência e diminuem a qualidade de vida. Objetivo: Avaliar como as condições de saúde do sistema locomotor influenciam o desempenho das atividades diárias.

Método:

Estudo descritivo transversal, realizado com 24 adultos recentemente operados por uma lesão/doença do sistema locomotor, em uma clínica de traumatologia/ortopedia em A Coruña (Espanha). Foi utilizado um questionário de avaliação com base na Classificação Internacional de Funcionamento, Deficiência e Saúde.

Resultados:

As atividades realizadas com dificuldade durante a lesão/doença, com maior frequência, foram trabalho ou educação (85,6%), seguidas de transferências, cuidados domiciliares e lazer/tempo livre (75% cada). Quanto aos fatores ambientais facilitadores, a assistência pessoal foi mais frequente (presente em 71,4% das atividades estudadas) do que os produtos de suporte (utilizados em 35,7% das atividades). Os indivíduos com deficiência apenas encontraram barreiras no desempenho do chuveiro/banheiro (8,3%), de tipo arquitetônico. As lesões/doenças na extremidade superior foram significativamente associadas à dificuldade percebida no vestuário superior (p <0,001), alimentação (p <0,001), higienec pessoal (p=0,001), preparação de alimentos (p=0,001) e uso de dispositivos/técnicas de comunicação (p=0,037); aqueles localizados na extremidade inferior estavam relacionados à dificuldade de vida social/comunidade/cívica (p=0,039).

Conclusão:

As condições de saúde locomotora comprometem seriamente o desempenho e a participação diária, pelo que é necessário desenvolver atividades de terapia ocupacional para promover a autonomia e a qualidade de vida.

Palavras-chave:
Atividades Cotidianas; Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Doenças Musculoesqueléticas

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br