Acessibilidade / Reportar erro

Impactos da Doença Renal Crônica no desempenho ocupacional de crianças e adolescentes em hemodiálise1 1 Este artigo é parte da dissertação de mestrado: “Alterações psicológicas e funcionais em crianças e adolescentes com doença renal crônica terminal em hemodiálise” - Do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais. O parecer de comitê de ética institucional foi aprovado, CAAE nº 47233415.7.00005149, em 03 de novembro de 2015. A pesquisa foi cadastrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC) sob o número RBR-9zqwhv. Os resultados deste trabalho foram apresentados em modalidade de pôster no 14º Congresso Brasileiro de Áreas de Atuação em Pediatria em Campo Grande- MS nos dias 30/10/2016 a 02/11/2016.

Resumo

Introdução:

O acometimento pela Doença Renal Crônica (DRC) pode trazer impactos importantes em áreas de desempenho ocupacional de crianças e adolescentes em tratamento hemodialítico. A identificação dessas áreas de desempenho prejudicadas pode direcionar a atuação da terapia ocupacional, possibilitando intervenções específicas e criação de políticas e diretrizes na área.

Objetivo:

Identificar o impacto da DRC no desempenho ocupacional de crianças e adolescentes em hemodiálise.

Método:

Participaram do estudo 21 crianças e adolescentes com DRC em tratamento via hemodiálise. Os instrumentos utilizados foram o questionário de identificação do perfil da amostra e a entrevista semiestruturada Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM). Os dados da pesquisa foram analisados por meio do programa estatístico SSPS 22.0. As variáveis numéricas foram descritas como medidas de tendência central e dispersão, e para variáveis categóricas foram calculadas as frequências.

Resultados:

Foram identificadas 13 ocupações impactadas, das quais, 9 são relacionadas à área do brincar/lazer , 1 produtividade/escola e 3 ocupações da área de autocuidado. Além disso, 57% da amostra abandonaram a escola e 23% repetiram um ano escolar ou mais.

Conclusão:

Foram identificados prejuízos em diferentes áreas do desempenho ocupacional, principalmente relacionadas ao brincar e lazer. As crianças e adolescentes apresentam demandas específicas dessa faixa etária e o terapeuta ocupacional, considerando essa especificidade, pode possibilitar a esses clientes a melhoria de desempenho em ocupações e a retomada de papéis significativos em suas vidas.

Palavras-chave:
Crianças; Adolescentes; Insuficiência Renal Crônica; Terapia Ocupacional; Desempenho Ocupacional

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br