Acessibilidade / Reportar erro

Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional1 1 A pesquisa é resultante de um Trabalho de Conclusão de Curso de Terapia Ocupacional e não contou com nenhuma fonte de financiamento institucional. A pesquisa envolveu seres humanos e os procedimentos éticos vigentes foram cumpridos, com aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa, com CAAE de nº 91181618.0.0000.5188 e parecer de nº 2.777.805.

Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students

Resumo

Objetivo

Este estudo visa apresentar as contribuições de um projeto intitulado Extensão Universitária em Poesia Ocupacional para a formação de estudantes de um curso de terapia ocupacional. O projeto se dedicava à formação para a atenção humanizada e sensível, com uso da arte e da poesia.

Método

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se realizou análise documental dos materiais produzidos durante a vigência do projeto e aplicou-se um questionário semiestruturado com quinze discentes e ex-discentes do curso que compuseram suas equipes de execução. Os relatos provenientes dessas respostas passaram por análise de conteúdo e foram sistematizados em cinco categorias: motivações para ingresso no projeto; princípios estruturantes e metodologias de funcionamento; contribuições das atividades ofertadas; contribuições para a formação e atuação profissional; e avaliação do projeto.

Resultados

A análise documental possibilitou sistematizar e descrever as atividades desenvolvidas pelo projeto, referidas principalmente a varais poéticos e rodas de conversa. A análise das respostas ao questionário identificou que o projeto acolhia e empoderava os estudantes para protagonizar sua formação e promovia novas formas de aprender e ensinar e de produzir cuidado em terapia ocupacional, com base no uso da poesia e da arte, da horizontalidade das relações, do uso de tecnologias leves e da problematização do cotidiano acadêmico e de questões sociais.

Conclusão

O projeto contribuiu para que os estudantes se colocassem de forma potente, criadora, fossem capazes de se reconhecer como agentes de transformação social, aprimorassem sua sensibilidade e qualificassem suas práticas nos espaços de formação e atuação profissional.

Palavras-chave:
Formação Profissional; Extensão Comunitária; Humanização da Assistência; Tecnologia Leve; Terapia Ocupacional; Poesia

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br