Acessibilidade / Reportar erro

Trauma informando práticas escolares em terapia ocupacional com adolescentes em dificuldades socioemocionais e comportamentais: achados a partir de medidas padronizadas

Resumo

Introdução

Embora relatórios qualitativos e quantitativos não padronizados de 39 estudantes irlandeses, de 12 a 14 anos, com necessidades sociais e emocionais complexas e seus 13 professores tenham estabelecido benefícios de 'Movement Matters', uma terapeuta ocupacional projetou um currículo participativo para aprender autorregulação no ensino regular (National Behaviour Support Service, 2015a), tendo sido necessárias medidas padronizadas para garantia de qualidade do serviço financiado pelo governo Irlandês.

Objetivo

Discutir a relevância dos resultados das medidas de atitudes padronizadas sobre os impactos de uma intervenção focada na ocupação com uma população escolar em áreas de desvantagem social.

Método

São apresentados dados do 'Pupil Attitude to Self and School' (PASS) (Granada Learning, 2021) e 'Strengths and Difficulties Questionnaire' (SDQ) (Youth in Mind, 2021), ambas medidas padronizadas bem estabelecidas de atitude e comportamentos (pré e pós-intervenção) por professores, pais e alunos.

Resultados

Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as medidas padronizadas pré e pós-intervenção. No entanto, os resultados indicam uma disparidade sobre como esses alunos vivenciam a escola em ambientes complexos, em comparação com estudos de grandes populações no Reino Unido.

Conclusão

Este artigo discute o uso dessas medidas padronizadas para compreender os impactos de uma intervenção focada na ocupação em um ambiente escolar. Observa-se a necessidade de uma maior apreciação da medição de resultados relacionados ao objetivo da intervenção ao fornecer experiências de participação e bem-estar significativos. São necessárias mais investigações colaborativas sobre a medição dos resultados da participação dos alunos em ambientes complexos de escolas regulares.

Palavras-chave:
Escolas; Adolescentes; Confiabilidade do Resultado; Justiça Social; Terapia Ocupacional/Educação

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br